logo


Chef prepara menu completo à base de chocolate

Foto: De acordo com o chef, não é tão difícil adicionar o chocolate a pratos salgados.  Marina Novaes / Terra


Para comemorar a realização da primeira edição no Brasil do Salon Du Chocolat (Salão do Chocolate), maior evento internacional dedicado à essa tentação, o chef francês Julien Mercier, radicado em São Paulo, preparou um cardápio inteiramente inspirado nessa delícia. E quem diria que carnes e vegetais combinariam tanto com o doce mais popular do mundo? A degustação do menu marcou a apresentação do evento para a imprensa – o salão, que começou na França e tem edições na Suíça, China e Japão, ocorrerá entre os dias 6 a 8 de julho em Salvador, na Bahia.

De acordo com o chef, não é tão difícil adicionar o ingrediente a pratos salgados, e a mistura costuma fazer sucesso mesmo entre quem não gosta de chocolate – se é que isso é possível. “O cacau e o chocolate são ingredientes muito versáteis e fáceis de trabalhar. Nesse caso, o menu foi todo pensado para realçá-los, mas já costumo usá-los em molhos e outras combinações”, disse.

Para preparar os paladares para o que vinha a seguir, foi servido um drinque à base de cachaça, mel de cacau e chocolate. Já para saborear os demais pratos, o chocolate deu lugar à cerveja gourmet, da marca Bamberg, escolhida especialmente para  harmonizar com o menu.

Na entrada, o chocolate foi combinado a um foie-gras (fígado de ave), com molho à base de caqui e vinagre de cacau. Já no prato principal – uma deliciosa combinação entre carne de porco, milho e legumes caipiras -, o chocolate estava presente no molho.

Já na sobremesa, o ingrediente finalmente deixou o papel de coadjuvante para ser protagonista: a degustação terminou com um saboroso mousse de chocolate, acompanhado de lentinhas doces e licor chartreuse verde. Em todos os pratos, foram usados chocolates gourmets da marca AMMA, empresa responsável por trazer o salão ao Brasil.

O cardápio será novamente servido entre os dias 1º e 8 de julho, no restaurante Mangiare (Avenida Imperatriz Leopoldina, 681) – a sequência custará entre R$ 90 e R$ 130 (valor individual).

Saúde 

E para provar que a utilidade do chocolate ultrapassa o prazer à mesa, o evento escalou o surfista baiano Jojó de Olivença, 43 anos, bicampeão brasileiro no esporte, como “garoto propaganda”. Ele, que consome diariamente amêndoas de cacau desde que era criança – sua mãe plantava a fruta no jardim –, atribui sua vitalidade à dieta rica no ingredientes.

O segredo para obter os benefícios sem pesar na balança é fugir dos tipos ricos em açúcar, optando sempre pelo chamado chocolate meio amargo. “Tem várias vitaminas e propriedades antioxidantes, basta ser consumido com qualidade e moderação. Sou uma prova viva do bem que ele faz”, conta.

Por: MARINA NOVAES no Terra

Ainda não foram encontrados posts relacionados.