logo


Citroën patrocina Exposição e Workshop de Christian Boltanski

Imagem: MUSAC

Avant-première do DS3 no Rio de Janeiro e workshop inédito no Espaço Conceito da Citroën na Oscar Freire, em São Paulo, marcam a passagem do artista plástico francês para cariocas e paulistas.
A Citroën apresenta pela primeira vez no Brasil o artista francês Christian Boltanski, considerado um dos mais importantes nomes da arte internacional, como patrocinadora oficial da exposição “Chance”. A obra, inédita e grandiosa, fica em cartaz de 17 de maio a 08 de julho na Casa França-Brasil, no Rio de Janeiro. Boltanski fez algumas passagens rápidas pelo Rio para coordenar pessoalmente a montagem da exposição. “Chance” foi criada por Boltanski para o Pavilhão Francês da 11ª edição da Bienal de Arte de Veneza, sob a curadoria de Jean-Hubert Martin.

Esta é uma nova oportunidade para a Citroën reforçar sua relação com o mundo da arte. Ao longo de sua história, a “Créative Technologie” da Citroën ultrapassou os limites de sua experiência no setor automotivo para se aventurar nos meandros da arte e do design. Em 2010, a marca esteve presente na exposição dedicada a Andy Warhol, na Estação Pinacoteca, em São Paulo. Em 2009, a montadora patrocinou a exposição de Yves Saint Laurent no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, em comemoração ao Ano da França no Brasil.

Ainda em 2009, a marca participou do evento “Oui, Brasil”, que reuniu os grandes nomes da arte, decoração, fotografia e gastronomia francesa, no MuBE, em São Paulo. Na ocasião, a montadora apresentou os carros DS, Traction Avant e o icônico 2CV, os três classificados da marca entre os melhores carros do século XX.

Boltanski e seu fascínio pela vida
Em “Chance”, Boltanski mostra seu fascínio pela existência humana, algo já característico em suas obras. O artista sempre se questionou: “… se eu tivesse sido gerado num momento diferente do que fui, quais seriam as chances de eu ser o mesmo que sou e não outra pessoa?”, indagou em recente entrevista. Essa busca incessante de Boltanski resultou no surgimento da obra, que promove a improvável síntese entre a neutralidade formal da arte conceitual e o poder de comoção de uma obra expressionista.

Assim, no salão principal do espaço, o visitante pode caminhar entre as armações metálicas da instalação “A Roda da Sorte” (La Roue de La Chance). Concebida como o maquinário de uma gráfica de jornal, a instalação faz desfilar por suas roldanas ruidosas uma seqüência de fotografias de recém-nascidos, enquanto grandes relógios digitais contabilizam o saldo de nascimentos e mortes do dia. A obra, inicialmente desenhada para a 54ª Bienal de Arte de Veneza (também com patrocínio da Citroën), foi adaptada pelo próprio artista em visita à Casa França-Brasil no ano passado.

Abertura da exposição
No dia 17 de maio, a Citroën, em parceria com a Casa França-Brasil, realiza um coquetel de abertura da exposição para clientes e convidados com a presença ilustre de Christian Boltanski. Durante a noite, a marca mostra em avant-première o Citroën DS3. Mais que um carro, um compacto de luxo, um “objeto de desejo” para homens e mulheres que buscam exclusividade e distinção; um carro moderno, fashion, que ainda pode ser personalizado pelo cliente.

Citroën Oscar Freire – Workshop com Boltanski 
No dia 18 de maio, às 17h, a Citroën promove um workshop exclusivo ministrado pelo próprio artista no espaço-conceito da marca na Rua Oscar Freire, em São Paulo, com entrada franca. Boltanski vem a São Paulo para esse momento único e inédito. Um presente aos fãs de arte e apaixonados por esse grande ícone da história automotiva contemporânea.
Inspirado no bem sucedido C_42, vitrine da marca na Avenida Champs-Élysées, em Paris, o Citroën Experience Center da Oscar Freire é voltado totalmente para a experiência do universo da Citroën, propondo inúmeras atividades ligadas à tecnologia, design, arte, gastronomia, músicas, cursos e co-branding. Uma vitrine onde é possível apresentar produtos, conteúdos exclusivos, carros-conceito inéditos e lançamentos futuros da marca.

Exposição Christian Boltanski “CHANCE” 
Casa França-Brasil 
Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro, Rio de Janeiro – RJ.
17 de maio de 2012 a 8 de julho de 2012
Entrada franca
Horário de visitação: de terça a sábado, das 10h às 20h

Workshop Christian Boltanski

Citroën Experience Center Oscar Freire
18 de maio, 17h às 18h
Mais informações: 11 3939-0340
Rua Oscar Freire, 1009, Jardins, São Paulo
Entrada franca

Via Cross Brasil

Ainda não foram encontrados posts relacionados.