logo


PROGRAMA DE APOIO À TRADUÇÃO E PUBLICAÇÃO DE AUTORES BRASILEIROS NO EXTERIOR

Foto: Ministério da Cultura disponível no Flickr

A Fundação Biblioteca Nacional torna público que oferecerá bolsas de apoio à tradução e publicação de obras de autoras e autores brasileiros às editoras estrangeiras que desejam traduzir, publicar e distribuir, no exterior, livros impressos previamente editados no Brasil, em português.

Edital:

Seção I – Objeto

1. O Programa de Apoio à Tradução e à Publicação de Autores Brasileiros no Exterior, criado pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN), instituição vinculada ao
Ministério da Cultura, objetiva difundir a cultura e a literatura brasileiras no exterior, com a concessão de Bolsas de Tradução e Publicação, com a finalidade de apoiar a publicação, em língua estrangeira, de obras de autores brasileiros no exterior.

2. O Programa de Apoio à Tradução e á Publicação de Autores Brasileiros no Exterior é oferecido a editoras estrangeiras que desejam traduzir, publicar e distribuir, no exterior, livros impressos de autores brasileiros, anteriormente publicados em português no Brasil.

3. O Programa de Apoio à Tradução e à Publicação de Autores Brasileiros no Exterior poderá apoiar propostas no âmbito da literatura e de humanidades, especialmente os seguintes gêneros: romance, conto, poesia, crônica, infantil e/ou juvenil, teatro, obra de referência, ensaio literário, ensaio de ciências sociais, ensaio histórico, ensaio de vulgarização científica e antologias de poemas e contos, integrais ou em parte.

4. Serão aceitas inscrições para tradução e publicação em qualquer idioma, desde que cumpridas as normas estabelecidas neste Edital;

4.1. As Bolsas de Tradução poderão ser atribuídas às editoras que inscreverem projetos que contemplem obras nunca traduzidas para o idioma indicado ou que se destinem ao custeio de nova tradução de obra na língua em que deverá ser publicada.
4.2. As Bolsas de Publicação poderão ser atribuídas às editoras que inscreverem projetos para publicação de obras já traduzidas no país e que estejam esgotadas e fora de mercado há pelo menos três anos.

Seção II – Vigência

5. O Programa de Apoio à Tradução e à Publicação de Autores Brasileiros no Exterior terá vigência até 2020, devendo ser publicados editais específicos com as condições e valores para cada período de 24 (vinte e quatro meses), a partir de 2013.

5.1. O presente Edital contempla o período compreendido entre a sua publicação no Diário Oficial até o dia 31 de dezembro de 2012, e se destina a apoiar a tradução e publicação de obras a serem lançadas no mercado até agosto de 2013.
5.2. Serão aceitos projetos para publicação em período posterior a agosto de 2013, porém, esses casos serão objeto de avaliação especial por parte da comissão avaliadora.

Seção III – Recursos Orçamentários

6. Para o processo de seleção e concessão de Bolsas de Tradução e de Publicação no Programa de Apoio à Tradução e à Publicação de Autores Brasileiros no Exterior, contemplado neste Edital, está previsto o valor de R$ 2.700.000,00 (dois milhões e setecentos mil reais), provenientes do Fundo Nacional de Cultura.

 

Material editado.

Fonte e maiores informações: Biblioteca Nacional

Ainda não foram encontrados posts relacionados.