logo


Cinema Detalhado: L’Immortel – 22 Balas

O filme francês 22 Balas sofre com dois dos problemas mais tradicionais dos filmes estrangeiros que chegam no Brasil, a má distribuição das produtoras que levou a esse longa interessante a ir direto para as prateleiras de DVD da locadora mais perto de sua casa e passando longe dos cinemas tupiniquins. E o clássico erro na tradução de certa forma acompanhando o nome adaptado para o mercado americano, mas longe do título francês O Imortal.

Na película, depois de anos vivendo fora da lei, Charly Mattei (Jean Reno), resolveu nos últimos três anos se dedicar a família e viver harmoniosamente com sua esposa e seus dois filhos pequenos. No entanto, em uma manhã de inverno ele é encontrado em um estacionamento com 22 balas no corpo e apesar de muitos acreditarem que ele havia morrido, Charly misteriosamente sobrevive. Agora ele sai à caça de Tony Zacchia (Kad Merad), o único homem que se atreveria a tentar matá-lo. Zacchia cometeu apenas um erro: ele falhou.

Quem é acostumado aos filmes franceses vai gostar bastante desse, dirigido por Richard Berry um ator de vasta carreira com mais de 100 filmes nas costas e que já comandou outro punhado de produções. Nesse seu longa policial, ele conta com um elenco interessante incluindo o mundialmente conhecido Jean Reno (Encontro de Casais, Rios Vermelhos) e o versátil Kar Merad (A Riviera Não é Aqui), eles vivem os antagonistas do longa e dão um boost na qualidade do mesmo, com boas atuações além de uma química interessante quando se confrontam na tela.

A trama se desenvolve também de forma satisfatória e foge bastante dos clichês de hollywood, tenta  trabalhar ao máximo os diálogos, as atuações a construção dos personagens e suas motivações. A trilha sonora e direção de um modo geral cumprem o seu papel, não chega a ser nada acima da média mas ajuda a manter o bom nível da produção. 22 Balas é mais um dos filmes que foi direto para DVD e que faria um papel digno se encarasse os cinemas tupiniquins, mas como de costume as distribuidoras continuam fazendo apostas equivocadas. Quem gosta de filmes policiais que vão além do correr, matar e atirar vai gostar bastante desse filme.

Veja mais no Cinema Detalhado