logo


Programas Capes-Cofecub e USP-Cofecub

CAPES-COFECUB 2013
Programa tem por objetivo apoiar a colaboração franco-brasileira em projetos de excelência científica, em todos os campos disciplinares, e a mobilidade de doutorandos e pós-doutorandos brasileiros e franceses

O acordo Capes-Cofecub de cooperação interuniversitária, assinado em 1979, tem como parceiros institucionais: no Brasil, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES (Ministério da Educação); na França, o Ministério das Relações Exteriores e Europeias e o Ministério do Ensino Superior e da Pesquisa, representados pelo Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil – COFECUB.

O Cofecub financia as viagens dos pesquisadores franceses ao Brasil e as despesas de estadia dos pesquisadores brasileiros na França. Pode também atribuir bolsas de estágio de 2 meses no Brasil para estudantes franceses.
A Capes financia as viagens dos pesquisadores brasileiros (inclusive doutorandos e pós-doutorandos) para a França e as despesas dos pesquisadores franceses no Brasil. Atribui também até 4 bolsas de estágios doutorais (4 a 12 meses), estágios doutorais em cotutela (4 a 18 meses) e estágios pós-doutorais (2 a 12 meses).

As equipes francesa e brasileira submetem respectivamente ao COFECUB e à CAPES projetos idênticos. Eles são avaliados quanto à consistência documental e ao mérito; a decisão final é tomada em reunião conjunta entre a CAPES e o COFECUB. Os projetos são aprovados por um período de 4 anos, sujeitos a avaliação ao final do segundo ano.

A data-limite de recepção dos projetos pelo Cofecub é 6 de junho de 2012.
O edital da Capes deve ser publicado em breve.

Mais informações
Site da Capes: http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/franca/cofecub
Site do Cofecub: http://www.egide.asso.fr/jahia/Jahia/accueil/appels/cofecub/ao_capes

USP/COFECUB 2013
Por meio de intercâmbio de pesquisadores, o programa propicia a realização de pesquisas conjuntas entre grupos da USP e da França e facilita a troca de informações entre as duas comunidades científicas

O Programa USP/COFECUB é uma parceria entre a Universidade de São Paulo e o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil – COFECUB.

São concedidos recursos para a vinda de missões francesas à USP e para a ida de missões brasileiras às instituições parceiras na França (universidades, centros e institutos de pesquisa). Cada país é responsável pelas passagens de seus pesquisadores e pelas diárias dos visitantes.

As viagens de ida e volta USP–Instituição parceira são limitadas a 2 missões por ano. O financiamento é concedido pelo prazo de dois anos, passível de renovação. Além disso, cada equipe brasileira contemplada poderá enviar à França até dois alunos de doutorado por um período de 1 a 3 meses para executar parte do trabalho de pesquisa correspondente à sua tese de doutorado.

São elegíveis equipes de pesquisadores da USP que desejem trabalhar em cooperação com equipes francesas, formadas pelo menos por 2 docentes com doutorado ou titulação superior e boa produtividade e coordenadas por docente com destacada produção na área em que se insere o projeto. Terão prioridade os pedidos encaminhados por pesquisadores com propostas inovadoras e por grupos que já têm um histórico de atividade comum com o respectivo grupo francês.

Pelo lado brasileiro, os novos projetos podem ser apresentados até 4 de junho de 2012. O prazo para envio dos projetos ao Cofecub é 15 de junho.
A divulgação dos resultados ocorrerá em dezembro.

Mais informações
Site da USP: http://www.usp.br/prp/pagina.php?menu=8&pagina=20
Site do Cofecub: http://www.egide.asso.fr/jahia/Jahia/accueil/appels/cofecub/ao_usp

Mais informações pelos e-mails cgci@capes.gov.br (Capes) e cofecub@univ-paris13.fr (Cofecub) ou pelo telefone (61) 2022-6657.

Fonte: Comunidade França-Brasil via Campus France