logo


Cooperação internacional – Programa USP/COFECUB

Foto aérea do campus da USP na capital paulista (Divulgação/Marcos Santos/USP Imagens). Disponivel na Veja

O Programa USP/COFECUB é uma parceria entre a Universidade de São Paulo e o Comité Français d´Evaluation de la Coopération Universitaire avec le Brésil, este último mantido pelos Ministérios das Relações Exteriores e da Educação do governo francês. Na USP, o Programa USP/COFECUB é executado conjuntamente pelas Pró-Reitorias de Pesquisa e de Pós-Graduação e pela Comissão de Cooperação Internacional. São concedidos recursos para a vinda de missões francesas à USP e para a ida de missões brasileiras à Instituição parceira (Universidades, Centros, Institutos de Pesquisa) na França. Cada país é responsável pelas passagens de seus pesquisadores e pelas diárias dos visitantes. As viagens de ida e volta (USP-Instituição parceira) no limite de até 2 (duas) missões por ano serão cobertas pela Pró-Reitoria de Pesquisa.

O objetivo do Programa é proporcionar o estabelecimento ou fortalecimento de intercâmbio científico franco-brasileiro. Os projetos contemplados recebem o financiamento dos itens acima descritos pelo prazo de 2 anos, passível de renovação por mais 2 anos, exceto se houver parecer contrário dos comitês francês ou brasileiro.

Além desses benefícios, cada equipe brasileira contemplada poderá enviar à França até dois alunos de doutorado por um período de 1 a 3 meses para executar parte do trabalho de pesquisa correspondente à sua tese de doutorado. Em casos justificados, poderão ser alunos de mestrado. A viagem de ida e volta e bolsa no valor mensal equivalente a 1.500 euros serão cobertas pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação.

Havendo propostas qualificadas, a USP procurará garantir que pelo menos uma proposta seja contemplada em cada uma das seguintes áreas do conhecimento: a) Ciências Agrárias, b) Ciências Biológicas e Saúde, c) Ciências Exatas e da Terra, d) Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas e e) Engenharias.

  • 7/3/2012 – Lançamento do Edital.
  • até 4/6/2012 – Submissão de novos pedidos para projetos a serem desenvolvidos a partir de 2013.
  • junho a outubro/2012 – Reunião no âmbito da USP (Comissões Interna e Externa) para avaliação dos projetos.
  • novembro/2012 – Reunião franco-brasileira (Comissão USP e Comissão COFECUB) para avaliação final dos projetos.
  • dezembro/2012 – Divulgação dos resultados.

São elegíveis equipes de pesquisadores da USP que desejem trabalhar em cooperação com equipes francesas. No lado brasileiro, só poderão ser aprovados projetos submetidos por equipes brasileiras formadas, no mínimo, por 2 docentes com doutorado ou titulação superior e boa produtividade, demonstrada por currículos que evidenciem publicações internacionais em revistas indexadas, autoria de livros, patentes (ou depósitos de pedidos de patentes) licenciadas, ou excelente histórico de financiamento por agências de fomento. Só se qualificam para a coordenação dos projetos, docentes com destacada produção na área em que se insere o projeto. Terão prioridade os pedidos encaminhados por pesquisadores com propostas inovadoras e daqueles grupos que já têm um histórico de atividade comum com o respectivo grupo francês. No lado francês, há exigências equivalentes.

Fonte: USP e COFECUB Edital 2012

Maiores informações: COFECUB Edital 2012