logo


Festival Internacional da Francofonia 2012

O filme “Acossado”/”A bout de souffle” faz parte do Ciclo François Truffaut na festa internacional da francofonia. Imagem disponivel em 3oneseven

O mundo todo celebra a língua e a cultura francesa em 20 de março, no Dia Internacional da Francofonia, e um caldeirão de culturas como o Brasil não poderia deixar de contribuir para a comemoração. Um festival vai homenagear cinema, arte, teatro e música francófonos em Brasília, Rio de Janeiro e, claro, São Paulo.

No campo das artes visuais, um dos destaques do evento na capital paulista é a abertura, no dia 16 de março, da exposição Francophonie, do fotógrafo Andrelou Vallarelli, na unidade Jardins da Aliança Francesa. Outra artista intrigante que fará parte do festival é o suíço Alberto Giacometti, conhecido por suas esculturas e pinturas expressionistas. No total, 110 de seus trabalhos estarão expostos a partir do dia 23 de março na Pinacoteca do Estado.

Em cinema, o icônico cineasta francês da nouvelle vague, François Truffaut, é homenageado com um ciclo de seus filmes na Cinemateca Brasileira. Já a Biblioteca Pública Viriato Corrêa organiza o Ciclo cinematográfico ‘Política como Ação Transformadora’, cujo nome deixa óbvio o que está sendo divulgado, além de filmes que promovam a francofonia. Outros cinemas fora do circuito comercial paulistano, como a Galeria Olido, o CineSesc e o Reserva Cultural também festejam a cultura francesa em seções especiais.

Na cena teatral, o Sesc Consolação contribui bastante: um workshop de escrita dramática entre os dias 19 e 24 de março, no dia 21, uma conferência que discute ‘O Novo Corpo do Drama’ com o ator, teórico e dramaturgo francês, Jean Pierre Sarrazac e o brasileiro Sérgio de Carvalho; além de uma leitura dramática da peça de Sarrazac, La Boule D’Or, no dia 23.

A Festa Internacional da Francofonia terá ainda outros eventos de música, palestras e arte. A programação completa pode ser vista no site da Aliança Francesa.

Por: Time Out São Paulo